Congonhas (MG): O que fazer, onde fica, pontos turísticos

Conheça Congonhas, uma cidade histórica de Minas Gerais, rica em cultura e arquitetura barroca. Conhecida por suas festas religiosas, a cidade abriga obras-primas do escultor Aleijadinho, atraindo turistas de todo o mundo.

9 minutos de leitura

Congonhas do Campo, localizada no estado de Minas Gerais, é uma cidade rica em história e cultura. Este guia irá ajudá-lo a explorar tudo o que a cidade tem a oferecer.

Congonhas, Minas Gerais: Um Guia Completo

Congonhas do Campo, ou simplesmente Congonhas como atualmente é chamada, é uma das muitas cidades históricas de Minas Gerais. A pequena cidade surgiu no período da exploração do ouro, assim como Ouro Preto e Mariana.

O principal ponto turístico e cartão-postal de Congonhas é a Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Situada no alto de uma colina, é possível avistá-la de diversos pontos da cidade.

Além da igreja, destacam-se os 12 profetas esculpidos em pedra-sabão pelo artista “Aleijadinho”, um dos principais nomes da arte barroca brasileira.

Onde fica a cidade de Congonhas?

Basílica do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas, Minas Gerais
Basílica do Bom Jesus de Matosinhos. Fotografia: Adelano Lázaro

Congonhas está situada no estado de Minas Gerais, Brasil. É uma cidade histórica brasileira localizada a 80 quilômetros ao sul de Belo Horizonte, a capital do estado.

Quais cidades ficam próximas a Congonhas?

Algumas das cidades próximas a Congonhas incluem São Brás do Suaçuí, Ouro Preto, Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco.

Como chegar

De Carro

A cidade de Congonhas está a uma distância de 80 km de Belo Horizonte. Para chegar em Congonhas partindo da capital mineira, siga pela BR-040 sentido Rio de Janeiro.

Já se você estiver saindo de São Paulo, deve seguir pela BR381, sentido BH, até o trevo para Lavras. A partir daí, a viagem prossegue pela BR265 até São João Del’Rei.

Ônibus

Há partidas diárias de ônibus saindo da rodoviária de Belo Horizonte para Congonhas.

Avião

Não há aeroporto em Congonhas do Campo, porém existem voos para Belo Horizonte. De lá, você terá que alugar um carro ou pegar um ônibus até a cidade histórica.

GARANTA O MELHOR PREÇO DE ALUGUEL DE CARROS EM MG

Ícone Carro

Com a Rent Cars, você pode comparar preços em diversas locadoras ao mesmo tempo. Reserve online com antecedência para garantir a melhor oferta! Clique aqui e faça sua cotação!

Melhor época para ir a Congonhas

Congonhas pode ser visitada em qualquer época do ano. No entanto, entre os meses de abril a setembro encontramos temperaturas mais amenas, já que no verão costuma fazer bastante calor e a chance de chover é menor.

História de Congonhas

A origem de Congonhas remonta ao século XVII, quando a busca pelo ouro atraiu os primeiros exploradores para a região.

A história da cidade é marcada por conflitos e descobertas. Entre 1707 e 1709, a cidade foi palco da Guerra dos Emboabas, um conflito gerado pela cobiça do ouro. Apesar dos desafios, Congonhas continuou a prosperar.

Em 1713, a cidade foi fundada com o nome de Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Congonhas. No século XX, a exploração do minério de ferro renovou a economia local.

Hoje, Congonhas é um destino popular entre os viajantes, conhecida por suas inúmeras igrejas e pela tradição de fé e religiosidade. A cidade abriga uma das mais importantes obras da arte barroca na Basílica Bom Jesus de Matosinhos.

Por que Congonhas tem esse nome?

O nome da cidade de Congonhas deve-se ao fato de existir em seus campos, a planta congonha, um arbusto medicinal e ornamental. A palavra Congõi (Congonha) é de etimologia Tupi-guarani e quer dizer o que sustenta, o que alimenta.

Em 27 de dezembro de 1948, a Lei Estadual nº 336 simplificou o nome do município de “Congonhas do Campo” para “Congonhas”, sem que a população fosse consultada previamente.

No entanto, em agosto de 2003, surgiu uma tentativa de resgatar o nome histórico “Congonhas do Campo” por meio de um plebiscito. Contudo, a maioria dos eleitores decidiu manter o nome simplificado, Congonhas.

O que fazer em Congonhas MG?

Basílica Bom Jesus de Matosinhos

Santuário de Bom Jesus de Matozinhos: conjunto arquitetônico, paisagístico e escultórico.
Santuário de Bom Jesus de Matozinhos: conjunto arquitetônico, paisagístico e escultórico. Fotografia: Sandra Martins Silva

O Santuário do Bom Jesus de Matosinhos foi construído na segunda metade do século XVIII e é composto por uma igreja, um adro e seis capelas anexas. A basílica tornou-se uma grande atração turística do estado de Minas Gerais, assim como, um ícone do Barroco brasileiro.

A igreja é um importante exemplar da arquitetura colonial brasileira, com uma rica decoração interna em talha dourada e pinturas. Além disso, o adro é ornamentado com 12 profetas esculpidos em pedra-sabão pelo artista Aleijadinho.

Profeta Amós, Basílica Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas (MG)
Profeta Amós. Fotografia: Acervo Pessoal

Já as 6 capelas contêm 64 esculturas que representam os passos da Paixão de Cristo. Estas foram esculpidas em madeira policromada por Aleijadinho e seus assistentes e pintadas pelo Mestre Ataíde.

Passos da Paixão de Cristo, esculturas de Aleijadinho e pintadas pelo mestre Ataíde.
Passos da Paixão de Cristo em Congonhas, MG. Fotografia: Acervo Pessoal

Ao todo, são 78 esculturas em tamanho natural, incluindo os 12 profetas em pedra-sabão e outras 64 obras talhadas em cedro.

Passos da Paixão de Cristo em Congonhas, MG. Fotografia: Acervo Pessoal
Passos da Paixão de Cristo em Congonhas, MG. Fotografia: Acervo Pessoal

O Santuário é também o centro de uma das mais populares devoções do país, recebendo milhares de peregrinos todos os anos.

Devido à sua importância histórica, social e artística, o conjunto foi tombado em 1939 como patrimônio histórico nacional pelo SPHAN, atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1985.

Passos da Paixão de Cristo em Congonhas, MG
Passos da Paixão de Cristo em Congonhas, MG. Fotografia: Acervo Pessoal

Sobre Aleijadinho

Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, foi um importante escultor, entalhador e arquiteto no Brasil colonial. Ele é conhecido internacionalmente por suas obras na Basílica Bom Jesus de Matosinhos.

Nascido em Vila Rica, atual Ouro Preto, em Minas Gerais, Aleijadinho é uma figura icônica da arte barroca brasileira. O artista deixou um acervo estimado em 400 obras realizadas principalmente nas cidades de Ouro Preto, Congonhas, Sabará e São João del Rei.

Além disso, Aleijadinho também é conhecido por suas obras na Igreja de São Francisco de Assis. Situada em Ouro Preto, esta igreja é famosa por sua fachada única e altares intricados.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição é um templo católico localizado na antiga freguesia portuguesa de Conceição.

Construída em 1734 e elevada à categoria de Igreja em 1749, teve sua fachada esculpida pelo por Aleijadinho.

A igreja conta com uma das maiores naves de igreja de Minas Gerais e é um dos principais pontos turísticos de Congonhas.

Prédio da Romaria

Prédio da Romaria
Prédio da Romaria, Congonhas | Fotografia: Acervo pessoal

O prédio da Romaria, demolido em 1966, foi reconstruído seguindo os mesmos moldes do original. O espaço havia sido vendido a um hotel, porém a prefeitura de Congonhas recuperou e restaurou o local em 1993.

Com uma estrutura circular e um amplo pátio interno, o prédio da Romaria era um refúgio para os pobres que participavam da Romaria do Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.

Atualmente, abriga a Fundação da Cultura de Congonhas, que promove eventos e oficinas de artesanato. O local também conta com bares, restaurantes e um museu. Ocasionalmente, há a realização de shows.

Museu de Congonhas

Inaugurado em 2015, o Museu de Congonhas é uma das atração turística imperdível para quem visita a cidade. O local abriga uma coleção impressionante de artefatos históricos e culturais relacionados à cidade e à região.

Maquete no Museu de Congonhas, MG.
Maquete no Museu de Congonhas, MG. Fotografia: Acervo Pessoal

O museu também possui peças interativas que oferecem uma visão sobre a história por trás das imagens e esculturas, incluindo os materiais escolhidos para sua criação.

Além disso, o espaço dispõe de salas de exposição, reserva técnica, biblioteca, auditório, espaço educativo, cafeteria e um anfiteatro ao ar livre.

Ele abriga uma coleção impressionante de artefatos históricos e culturais relacionados à cidade e à região.

Beco dos Canudos

Beco dos Canudos em Congonhas, MG
Beco dos Canudos em Congonhas, MG

O Beco dos Canudos é uma rua estreita e sinuosa composta por casas pertencentes à Irmandade do Senhor Bom Jesus. Até hoje o beco preserva a arquitetura característica do período colonial e calçamento do século XVIII.

Além disso, a rua em declive possui diversas lojinhas que vendem miniaturas dos profetas esculpidos em pedra-sabão, produtos típicos da região, além de outras lembrancinhas para presentear amigos e familiares

Parque Ecológico da Cachoeira

Parque Ecológico da Cachoeira, Congonhas (MG)
Parque Ecológico da Cachoeira. Fotografia: https://www.congonhas.mg.gov.br/

Se você está procurando um lugar para relaxar e curtir a natureza, o Parque da Cachoeira de Congonhas do Campo é uma ótima opção!

Localizado a aproximadamente 6km da região central da cidade, o parque é de fácil acesso e passa por uma pequena estrada de terra de cerca de 2 km, em boas condições.

O parque oferece uma estrutura completa de lazer, com piscinas de diferentes profundidades para adultos e crianças, quadras poliesportivas, campo de futebol, churrasqueiras e área de camping.

Parque da Cachoeira, Congonhas.
Parque da Cachoeira de Congonhas | Fotografia: https://www.congonhas.mg.gov.br/

Além disso, o principal atrativo é a Cachoeira de Santo Antônio, que encanta os visitantes com sua beleza e seu som relaxante.

Cachoeira de Santo Antônio, Congonhas, MG.
Cachoeira de Santo Antônio em Congonhas, Minas Gerais | Fotografia: https://www.congonhas.mg.gov.br/

O parque funciona das 8h às 17h, de terça-feira a domingo, e tem preços acessíveis para todos os públicos (preços de R$ 4 a R$ 10). Para mais informações, você pode acessar o site oficial do parque. Estacionamento gratuito, exceto campistas e ônibus.

Para realizar agendamentos e tirar dúvidas, entre em contato pelo e-mail: [email protected]  ou ligue (31) 3732-0977 / (31) 99917-0689.

Igreja de São José

A Matriz de São José Operário é uma das muitas igrejas históricas de Congonhas. Com sua arquitetura colonial e interior ricamente decorado, a igreja é um exemplo perfeito da arte barroca mineira. Visitar este local é uma oportunidade de apreciar a espiritualidade e a arte que permeiam a cidade.

Festival de Inverno de Congonhas

Se você estiver na cidade durante o Festival de Inverno, não deixe de conferir as apresentações culturais, shows e atividades que ocorrem durante o evento. O festival é uma celebração da música, dança e arte, atraindo visitantes de diversas partes do Brasil.

Gastronomia Local

Por fim, não se pode falar sobre o que fazer em Congonhas (MG) sem mencionar a deliciosa gastronomia local. Experimente pratos típicos mineiros em restaurantes da cidade, como o famoso pão de queijo, feijão tropeiro e doces caseiros, que são verdadeiros prazeres para o paladar.

Hotéis em Congonhas

Fizemos um pequeno resumo sobre 3 acomodações que atendem as necessidades da maior parte dos turistas que chegam a Congonhas, caso queira saber mais leia nosso artigo completo sobre as 5 melhores acomodações em Congonhas, MG.

  • Hotel H2 Congonhas está localizado bem no centro de Congonhas e é conhecido por sua ótima localização. Possui o melhor custo-benefício da região com diárias acessíveis a partir de R$ 249.
  • Pousada Circuito dos Inconfidentes se destaca por sua localização bem próxima à Basílica do Bom Jesus de Matosinhos. Se você deseja se hospedar próximo aos principais pontos turísticos da cidade, esta é a melhor opção!
  • Hotel Mirante São Brás está localizado a 13,7 km do centro de Congonhas, cerca de 30 minutos de carro. É a melhor opção de hospedagem para quem busca relaxar ou para uma viagem romântica. Alguns quartos possuem jacuzzi e oferecem uma vista deslumbrante para as montanhas.

Curiosidades sobre Congonhas, Minas Gerais

  1. A cidade de Congonhas é famosa por abrigar o maior acervo de arte do renomado escultor Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho.
  2. Aleijadinho é considerado o maior representante do barroco mineiro e é conhecido por suas esculturas em pedra-sabão, entalhes em madeira, altares e igrejas.
  3. Em particular, as obras de Aleijadinho em Congonhas do Campo estão concentradas no Santuário do Bom Jesus de Matosinhos. O santuário abriga obras feitas entre 1794 e 1804 e todo o complexo foi classificado pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.
  4. Além disso, no Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, merecem destaque as representações da “Via Sacra”. As cenas da Paixão de Cristo são formadas por 66 figuras, todas de cedro, em tamanho natural.
  5. Curiosamente, mesmo após contrair uma doença degenerativa que deformou seus pés e mãos, Aleijadinho continuou a trabalhar em suas obras de arte. Quando suas mãos se deformaram por completo, ele as amarrou com uma correia de couro para segurar o cinzel, o martelo e a régua.

Conclusão

Congonhas certamente é uma cidade que encanta pela sua riqueza histórica, cultural e artística.

Quem visita Congonhas tem a oportunidade de apreciar as obras-primas de Aleijadinho, o maior escultor do barroco brasileiro, que estão espalhadas pelo Santuário do Senhor Bom Jesus dos Matosinhos. Além disso, o Museu de Congonhas, conta a história da criação de suas obras e da arte sacra mineira.

Congonhas também oferece outras atrações, como o Parque Ecológico da Cachoeira, para quem gosta de natureza.

Congonhas é um destino imperdível para quem quer conhecer mais sobre a história e a cultura de Minas Gerais. A cidade é fácil de chegar, tem boa infraestrutura turística e um clima acolhedor. Por isso, não deixe de incluir Congonhas no seu roteiro pelo Circuito do Ouro. Você vai se surpreender com as belezas e os encantos da cidade!

O que você achou?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Comments Yet.